Search

Confira os filmes famosos com grandes erros históricos

Nem sempre os filmes de época retratam com veracidade os fatos que ocorriam durante aquele período da história, na lista de hoje a equipe do Cinema a Dois te mostra 5cinco filmes que retratam acontecimentos de épocas diferente, mas que não tiveram um grande compromisso com a verdade. Confira abaixo esses longas e a verdade sobre suas histórias:

 

O Último Samurai

Na realidade, no final do século XIX, os japoneses contrataram conselheiros franceses para modernizar o seu exército, não americanos. Outro erro na história é que Saigo Takamori, o homem que inspirou a criação do personagem Katsumoto, cometeu suicídio por ter sido derrotado em batalha, e não foi morto por outra pessoa como acontece no longa.

 

300

Algumas informações estão erradas no sucesso de bilheteria ‘300‘, na verdade foram quase 1000 espartanos para a guerra. Outra questão é que originalmente, o conselho espartano era composto por membros com mais de sessenta anos de idade, e no filme aparecem membros mais jovens, além disso os soldados usavam armaduras de bronze reforçadas, e não apenas tiras de couro como é retratado no filme.

 

Gladiador

O longa vencedor de cinco Oscar, foi muito aclamado pela crítica, mas apesar de todo o sucesso tem alguns grandes erros históricos em sua narrativa. Na verdade o governo de Commodus durou 12 anos, e não 2 como retratado no filme, outra questão interessante é que oficiais gritam “fogo” para soldados com arcos e flechas, mas esta expressão só passou a ser usada com a criação das armas de fogo.

 

Coração Valente

O longa estrelado e dirigido por Mel Gibson, se passa na Escócia, mas para os sons das na sua trilha sonora inteira são utilizadas gaitas irlandesa. Existe insinuação de que William Wallace e a Princesa Isabelle tiveram um relacionamento, mas Isabelle só entro na família real três anos após a morte de Wallace, e para finalizar o Rei Eduardo I não morreu ao mesmo tempo em que Wallace era executado, mas sim dois anos depois.

 

10.000 A.C.

No longa ‘10.000 A.C.’ existem vários erros históricos, são usados mamutes na construção das pirâmides do Egito, mas isso é impossível pois eles viviam na América do Norte e não poderiam ser encontrados no deserto, aliais as pirâmides egípcias seriam construídas por volta de 2500 a.C., dentre outras coisas irreais para época, o filme ainda mostra um telescópio e um mapa da África Ocidental e da Europa.

loading...


Cinéfila com fobia a filme de terror. Teve como primeiro amor Harry Potter, mas hoje o seu futuro marido é ninguém menos que Tony Stark. Adora rever filmes, prefere super produções e ainda não assistiu O Poderoso Chefão!